A insolação acontece quando a pessoa fica exposta por longos períodos ao sol e ao calor ou como consequência do aumento rápido da temperatura corporal, levando ao aparecimento de alguns sinais e sintomas indicativos de insolação, como dor de cabeça, tontura e mal-estar.
Apesar desses sintomas parecerem leves e passarem ao longo do tempo, a insolação pode ter vários riscos para a saúde, sendo os principais:
1- Queimaduras de 2º ou 3º grau
2- Aumento do risco de infecção, devido ao fato de ocorrerem queimaduras
3- Desidratação
4- Vômitos e diarreia, o que também pode levar à desidratação
5- Alterações nervosas, como convulsões, danos cerebrais e coma
Os perigos existem devido ao fato de haver falha no mecanismo de transpiração, o que faz com que a temperatura do corpo não consiga ser regulada, permanecendo elevada mesmo depois que a pessoa deixa de estar no sol. Além disso, por causa do aumento rápido da temperatura do corpo, a pessoa acaba perdendo também de forma rápida água, vitaminas e sais minerais, que são fundamentais para o bom funcionamento do organismo.
O que fazer
Em caso de insolação, é importante que a pessoa permaneça em um local arejado e sem sol e beba bastante líquidos para evitar desidratação. Além disso, é importante passar creme hidratante ou loção pós-sol sobre o corpo e tomar banho com água fria, pois ajuda a regular a temperatura do corpo e diminuir os riscos relacionados com a insolação.
Nos casos em que os sintomas não melhoram e a pessoa continua a sentir tonturas, dor de cabeça ou vômitos, por exemplo, é importante ir imediatamente ao hospital para que seja feita uma avaliação e possa ser feito o tratamento adequado.
Fonte: Tua Saúde