Unidade Centro

(98) 3181-4530

Unidade Cohab

(98) 3303-8740

000 Quais são as causas de uma doença neurológica?

As causas das doenças neurológicas podem ser muito variadas. Como o Sistema Nervoso é um sistema complexo, com estruturas diversas, qualquer alteração em uma de suas estruturas ou funções pode gerar sintomas, e constituir uma doença neurológica. Como causas gerais mais conhecidas das doenças neurológicas, temos: Estilo de vida; Infecções; Genética; Alimentação; Influências ambientais; Lesões físicas e acidentes.

Quais são os principais sintomas das doenças neurológicas?

Os sintomas das doenças neurológicas podem variar significativamente, dependendo do tipo da doença, bem como da área específica que foi afetada.

Os sintomas físicos das doenças neurológicas incluem, mas não estão limitados a:

- Paralisias completas ou parciais

- Fraqueza muscular

- Perda parcial ou completa da sensibilidade

- Convulsões

- Dor de cabeça

- Dores sem causas aparentes

- Redução do estado de consciência

Como o sistema nervoso é a base do nosso comportamento, algumas doenças neurológicas se manifestam também com alterações emocionais ou do comportamento. Por exemplo, mudanças repentinas de humor, ou explosões súbitas de raiva, depressão, alteração de memória, alucinações, alteração do sono, confusão mental, etc.

A avaliação médica especializada consegue identificar uma série de sinais que sugerem alteração do sistema nervoso, e indicar os exames complementares mais adequados para fazer um diagnóstico preciso.

Tratamentos conhecidos para doenças neurológicas

Por mais assustador que possa parecer ser diagnosticado com uma doença neurológica, é importante entender que existem tratamentos disponíveis. A medicina tem evoluído bastante, e novas opções de medicamentos têm surgido para auxiliar no manejo dessas condições.

O tipo de medicamento utilizado para o tratamento da doença dependerá do tipo de doença de base, e dos sintomas apresentados pelo paciente. Em alguns casos, podem ser necessários procedimentos cirúrgicos.

Além dos medicamentos e cirurgias, outros tipos de tratamentos estão disponíveis e auxiliam significativamente na melhora do paciente com doença neurológica. Isso porque as doenças neurológicas são multifatoriais e afetam diversas áreas da funcionalidade, demandando intervenções multiprofissionais. Dentre eles estão:

- Terapias com movimento, exercícios e atividade física, para a melhora da capacidade motora do indivíduo

- Fonoaudiologia, que melhora o funcionamento da deglutição e a linguagem

- Terapias ocupacionais/cognitivas para estímulo da funcionalidade, trabalhando sobre as áreas cognitivas afetadas, como memória, comunicação verbal e escrita, linguagem, etc

- Psicoterapia para o tratamento dos componentes emocionais da doença

Se não tratadas, as doenças neurológicas podem resultar em conseqüências sérias. Os resultados dependem, obviamente, da gravidade da doença, do tipo da doença, do tempo entre início dos sintomas e o tratamento, dentre outros fatores.

O mais importante é procurar ajuda, caso perceba que você ou alguém que você conhece está apresentando qualquer um dos sintomas acima listados.

 

 

Fonte: Brasilia Neuro Clinica

Rua das Hortas, 406, Centro - São Luís-MA
Cep: 65020-270

(98) 3181-4530

contato@hiperclinicaslz.com.br

Av. Jerônimo de Albuquerque, 81,Cohab Anil III
Cep: 65050-175

(98) 3303-8740

contato@hiperclinicaslz.com.br

© Copyright 2019 - Todos os direitos reservados para Hiper Clínica