Unidade Centro

(98) 3181-4530

Unidade Cohab

(98) 3303-8740

Alimentos ultraprocessados elevam risco de doenças cardiovasculares

Não faltam motivos para maneirar no consumo de alimentos ultraprocessados, como biscoitos, salgadinhos, refrigerantes, achocolatados, cereais matinais e afins. Esses itens já foram associados ao descontrole alimentar e ganho de peso, câncer, depressão, diabetes, hipertensão… Agora, um novo estudo reforça a relação entre a ingestão desses produtos e um maior risco de doenças cardiovasculares. Os dados acabam de ser publicados no prestigiado British Medical Journal (BMJ).

O trabalho foi realizado por pesquisadores franceses e brasileiros, mais especificamente da Universidade de São Paulo (USP), e contou com a participação de 105 159 indivíduos com uma média de 43 anos de idade. Essa turma toda preencheu uma espécie de diário alimentar cerca de cinco vezes durante dois anos.

“Esse é um dos p…

Continuar lendo este artigo

Bebês com refluxo: como tratar

Muito comum nos primeiros meses de vida, o desconfortável refluxo provoca choro constante. Tudo porque o alimento, em vez de ir sempre em frente, corre na contramão. Os bebês, que se alimentam basicamente de líquidos, costumam ser as principais vítimas. O leite embarca numa viagem maluca, de lá pra cá, de cá pra lá – mais precisamente do esôfago para o estômago e do estômago para o esôfago. Já os sólidos não voltam na contramão com tanta facilidade. O resultado dessa contravenção digestiva é a azia, provocada pela acidez do estômago e também do esôfago. Em alguns casos, o refluxo fisiológico acontece sem o regurgito e pode até ser confundido com cólica.

A principal causa de todo esse transtorno é a pouca idade. Como um profissional ainda sem experiência e habilidade para desenvolver suas…

Continuar lendo este artigo

Pais não deveriam dar suco de fruta antes de 1 ano, dizem experts

Recentemente, a Academia Americana de Pediatria (AAP) publicou um artigo no qual atualiza suas orientações a respeito do consumo de sucos de frutas por bebês, crianças e adolescentes. O que imediatamente chamou atenção no documento foi o pedido para os pais evitarem oferecê-los aos pequenos que ainda não completaram 1 aninho de vida. E, quando a entidade fala em suco, inclui até aquele natural, espremido na hora.

A AAP lembra que, até os 6 meses de vida, todas as necessidades nutricionais são alcançadas a partir do leite materno. E, para a entidade, dar suco nesse momento — ou seja, antes da comida sólida ser introduzida — aumenta o risco de o sumo da fruta tomar o lugar do leite materno ou da fórmula infantil, o que resultaria em uma menor ingestão de nutrientes importantes, como proteín…

Continuar lendo este artigo

Hipertensão renal: o que é, causas, diagnóstico e tratamento

O problema responde por até 10% dos casos da famosa hipertensão arterial, mas ainda é pouco conhecido pela população

Você já ouviu falar em hipertensão renal? Pois deveria. A condição é parecida com a hipertensão clássica (a elevação crônica e perigosa da pressão arterial), só que, nesse caso, começa nos rins para só depois repercutir no resto do corpo. Estima-se que até 10% dos hipertensos estejam nessa categoria.

Tudo começa com uma espécie de alarme falso. Explicamos: além de filtrar o sangue, o rim detecta diminuições em seu fluxo. Quando elas ocorrem, trata-se de uma situação de provável emergência, como uma hemorragia, por exemplo. Daí, o órgão passa a secretar renina, um hormônio que leva ao aumento de outro, a angiotensina 2, na circulação.

Nos rins, a tal angiotensina 2 comprime…

Continuar lendo este artigo

Gripe já matou 99 pessoas no Brasil; vacinação segue até 31 de maio

De acordo com o Ministério da Saúde, do total de óbitos, 90% ocorreram em pessoas que já apresentavam fatores de risco para a gripe.

De acordo com o Ministério da Saúde, do total de óbitos, 90% ocorreram em pessoas que já apresentavam fatores de risco para a gripe, como idosos, pacientes com doença crônica, crianças, gestantes, indígenas e puérperas.

O novo boletim epidemiológico revela que o vírus H1N1 é predominante no país, até o momento, e responsável pela maior parte das mortes por influenza – sozinho, ele responde por 254 casos e 89 óbitos. Foram identificados ainda 54 casos de influenza A (H3N2); 38 de influenza A não subtipado; e 62 casos de influenza B. Outros 127 casos, segundo a pasta, ainda não tiveram o subtipo identificado.

Ainda de acordo com o levantamento, nos primeiros m…

Continuar lendo este artigo

Rua das Hortas, 406, Centro - São Luís-MA
Cep: 65020-270

(98) 3181-4530

contato@hiperclinicaslz.com.br

Av. Jerônimo de Albuquerque, 81,Cohab Anil III
Cep: 65050-175

(98) 3303-8740

contato@hiperclinicaslz.com.br

© Copyright 2019 - Todos os direitos reservados para Hiper Clínica